Radio Mix Bahia

teste

: - Bem vindos "Na Mira Noticias Sem medo da verdade atualização diaria "Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero. " "

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Grupo terrorista indonésio espera confirmação de morte por Al-Qaeda

O clérigo radical indonésio Abu Bakar Bashir, guia espiritual da Jemaah Islamiya (YI), disse que "espera a confirmação da morte" de Osama bin Laden por parte da Al-Qaeda. "Se for verdade, não significará que a Al Qaeda vá morrer com ele", avaliou Bashir, em comunicado divulgado por seus porta-vozes, já que ele está preso enquanto é julgado em Jacarta por acusações de terrorismo. "A jihad (guerra santa) seguirá adiante porque não é um movimento político, mas uma força da sharia (lei islâmica)", diz a nota.

O líder espiritual da YI, organização que é considerada o elo da Al-Qaeda no Sudeste Asiático, apoiou os atentados perpetrados na ilha de Bali em 2002, nos quais morreram 202 pessoas, e pelos quais cumpriu dois anos de prisão.

Agora, Bashir, de 72 anos, está sendo julgado por seu papel na criação da célula terrorista na província indonésia de Aceh, extremo norte da ilha de Sumatra, desmantelada no ano passado pela Polícia. O clérigo pode ser condenado à morte se for considerado culpado de planejar ações terroristas, mobilizar pessoas para perpetrar atentados e financiar um grupo terrorista.

A Jemaah Islamiya foi fundada em 1995 com o objetivo de criar um califado islâmico na Indonésia, Malásia, Cingapura, no sul das Filipinas e Tailândia.

Morte de Osama bin Laden
Na noite de 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte de Osama bin Laden. Antes das forças americanas agirem, o líder dos EUA informou ao presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, que o terrorista havia sido localizado em mansão em Islamabad, no Paquistão. "Ligamos para o presidente paquistanês para deixar claro que não estávamos declarando guerra ao governo", informou Obama. "Os EUA não estão nem nunca estarão contra o Islã, mas contra a Al-Qaeda e seus líderes", afirmou. Segundo Obama, matar Osama bin Laden era prioridade do governo americano. "A justiça foi feita", disse.

EFE - Agência EFE

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More