Radio Mix Bahia

teste

: - Bem vindos "Na Mira Noticias Sem medo da verdade atualização diaria "Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero. " "

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Espécie em extinção encontrada na lagoa próximo ao bairro Esplanada em Campo Formoso

Alguns anos atrás depois de uma enchente, dois Jacarés fugiram da Escola Rural Gilcina Carvalho e de uma propriedade particular viviam nos brejos que cercam a cidade de Campo Formoso. Um deles foi morto por moradores e o outro tem sido visto constantemente e causado medo a população que transita nas proximidades dos bairros da Esplanada, Vila Pernambucana, Na lagoa próximo a feira livre e mais recentemente em uma lagoa entre a ponte esplanada e o restaurante do Gil.
A espécie é conhecida como jacaré-do-papo-amarelo(Caimanlatirostris), na nossa região é encontrado no rio salitre e é uma espécie ameaçada de extinção em virtude da destruição de seu habitat e da caça predatória para o consumo da carne. Sendo o homem o seu maior predador.
Não é uma espécie agressiva e foge quando se sente ameaçado.
A LeiFederal nº9.605, de 12 de fevereiro de 1998, no seu Capítulo V,Art 29. Diz:
Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.
§ 4º A pena é aumentada de metade, se o crime é praticado:
I – contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção, ainda que somente no local da infração.
Faz-se necessário a captura deste animal por órgão competente (IBAMA) com o objetivo de levar este animal com os devidos cuidados para seu habitat natural ou algum centro que lhe dê as devidas condições de sobrevivência.


.
Esmeralda Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More