Radio Mix Bahia

teste

: - Bem vindos "Na Mira Noticias Sem medo da verdade atualização diaria "Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero. " "

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Reunião para implantação do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança Pública) em Campo Formoso-Ba.

Foi com grande êxito que a 54ª Companhia Independente de Polícia Militar realizou na noite desta última terça-feira (12/07/2011), no Plenário da Câmara Municipal de Campo Formoso, a primeira reunião de sensibilização para a implantação do Conselho Comunitário de Segurança Pública da Cidade de Campo Formoso, entidade que irá atuar como canal de comunicação entre a sociedade, organismos governamentais e outras entidades, no debate e busca de soluções para as questões que tenham por foco a segurança pública. Durante esta reunião, se fizeram presentes o Sr. Maj PM Motta Lima, Comandante da 54ª CIPM, e o Sr. Bel. César Romero, Delegado Titular, dentre outras autoridades. O Comandante da 54ª CIPM iniciou a palestra com o tema Polícia Comunitária e a sua importância para a sociedade campo-formosense, bem como frisou a necessidade da implantação de um Conselho Comunitário de Segurança Pública, pois a modernidade exige que a Polícia Militar defina suas prioridades de atuação com o envolvimento da comunidade, no qual a participação das lideranças comunitárias possibilita que a Polícia local seja orientada pelos cidadãos, buscando ser mais eficiente e eficaz em seu trabalho.
O 1º Ten PM Alan Costa, Oficial PM de ligação para a implantação do Conselho Comunitário, explanou sobre Segurança Pública e Polícia na forma do art. 144 da CF/88, que diz que “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio…”,  buscando desta forma, congregar a comunidade em torno do assunto, conscientizando-a, mobilizando-a e fazendo-a participar das questões, problemas relativos à segurança pública e de suas respectivas soluções junto a Polícia Militar. Como também sobre o Projeto Polícia Cidadã, desenvolvido na década de 1990, pela Polícia Militar da Bahia em conjunto com a Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, com a finalidade de criar uma nova política de policiamento que prioriza a prevenção através da participação comunitária, afastando-se das formas tradicionais de policiamento repressivo que criou uma barreira entre a polícia e o cidadão.
Enfatizando o tema CONSEG, o Oficial PM de ligação, abordou sua finalidade precípua, objetivos, estrutura, legislação pertinente, e reafirmou a necessidade de sua implantação para que exista a intermediação entre os diversos órgãos que compõem o sistema de defesa social, atuando de forma proativa na condução do processo de resgate da participação da sociedade civil, nas decisões que interfiram no seu cotidiano, sendo o legítimo porta-voz da comunidade que representa junto aos órgãos policiais, para as questões de segurança. Dessa forma, ficou evidente a grande importância dos CONSEG e a razão pela qual eles são, hoje, o que há de mais moderno em termos de compartilhamento, de interação e de participação comunitária na Segurança Pública.



0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More